×

NOSSO BLOG

20 de Agosto de 2021

Esportes contribuem para aprendizado e saúde da mente

Compartilhar:

Não é segredo para ninguém que praticar atividades esportivas faz muito bem para o corpo, seja no fortalecimento dos músculos e no aumento da resistência, seja na melhora da circulação sanguínea e na oxigenação do sangue.  

Charlene Barreto, professora do Colégio Pio Décimo, aponta ainda a melhora no condicionamento físico, perda de peso e ganho de massa muscular na prática de esportes como o vôlei, por exemplo. O que nem todo mundo sabe é que os esportes também trazem diversos benefícios para a saúde mental e, no caso das crianças, os resultados do exercício físico refletem diretamente no desempenho escolar. 

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, mostrou que jovens que praticam alguma atividade física obtém resultados melhores na escola do que aqueles que não praticam. O estudo mostrou ainda que crianças e adolescentes que têm Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PHDA) tiveram seus sintomas amenizados através da prática frequente de exercícios e, consequentemente, melhoraram suas performances em matemática e na leitura. 

Isso acontece porque o esporte ajuda a aumentar o foco e a concentração através da liberação de serotonina, que faz com que o cérebro fique mais alerta, aumentando também sua atividade elétrica e colocando todas as células do sistema nervoso para trabalhar. Suyene Loy, professora do Colégio Pio Décimo, afirma que esportes como a ginástica rítmica, além de auxiliar na condição física, ajudam também na memorização e bem-estar mental. 

O desenvolvimento cognitivo é um outro beneficiado pelo esporte. A partir da atividade física, que exige pensamento e ações rápidas, além do reconhecimento de si e do espaço, o jovem aumenta a capacidade de aprender novos conhecimentos.  

Os esportes podem contribuir ainda no tratamento de distúrbios mentais como a depressão e a ansiedade, desenvolvidos e intensificados em muito jovens durante o período de isolamento social e outras condições ligadas à pandemia do COVID-19. A prática esportiva faz com que o organismo libere dois hormônios fundamentais no combate a ambos os transtornos, a dopamina, que tem efeito tranquilizante e a endorfina, também conhecido como hormônio da felicidade. 

Conheça os esportes oferecidos pelo nosso Colégio e saiba mais sobre eles entrando em contato com a Coordenação de Esportes.