×

NOSSO BLOG

17 de Outubro de 2022

ANOTA AÍ: 2ª revisão para o ENEM 2022

Compartilhar:

Aconteceu na última quinta-feira (29) a segunda revisão do Anota Aí ENEM, evento proporcionado pelo Grupo Pio Décimo para os alunos do Ensino Médio que irão realizar o Enem. A revisão foi palestrada pela professora de redação do Ensino Médio do Colégio Pio Décimo, Edineide Santana. O Anota Aí abordou dois eixos temáticos que possuem grandes chances de cair na redação do Enem 2022: ‘A economia brasileira: causas e consequências’ e ‘preservação dos recursos hídricos: uma problemática esquecida’, além de ensinar modelos de redação que os alunos poderão seguir no dia da prova. 

O encontro aconteceu na Faculdade Pio Décimo e gerou muito conhecimento. Primeiro, a professora analisou alguns modelos de redação nota mil dos anos anteriores, e mostrou os pontos mais frequentes nessas redações que deram certo. Em seguida, abordou alguns repertórios socioculturais que passeiam pela sociologia, filosofia, história e arte que os alunos poderão utilizar em suas redações. Por fim, os vestibulandos esclareceram as suas dúvidas com a professora. 

Dois eixos temáticos escolhidos pela professora Edineide Santana foram destaques nesta edição do Anota Aí. O ‘A economia brasileira: causas e consequências’ abordou assuntos como educação financeira e desemprego. Já o ‘Preservação dos recursos hídricos: uma problemática esquecida’, esclareceu temas sobre o consumo consciente da água, questão sociopolítica de uma futura guerra por água e, também, o fator climático no reabastecimento de rios, lagos e represas. “Pegamos todos os eixos temáticos que estão sendo mais comentados, e desses eixos a gente trouxe o que o aluno mais pede”, explicou a professora de redação sobre as escolhas para a aula. 

Para impulsionar os estudos em redação, o Colégio Pio Décimo proporciona o laboratório de redação, em que o aluno se reúne mensalmente com a professora e faz em média de cinco a seis redações por mês. Segundo o coordenador do Ensino Médio do Colégio Pio Décimo, Adriano Gois, o laboratório funciona em níveis. Sendo assim, um aluno só passa de um nível para outro quando dominar o nível anterior. Um nível consiste na combinação de uma competência da redação com um eixo temático. “Nós temos uma turma muito promissora, uma turma que gosta de ler, uma turma que produz muito, e a possibilidade de ter redações acima de 800 e 900 está muito alta”, conta o coordenador. 

E você, aluno que irá fazer o Enem, fique atento nas datas. As provas ocorrerão em todo o Brasil nos dias 13 e 20 de novembro. E como o tempo já está mais curto, a professora Edineide passou algumas dicas para os vestibulandos: “Uma boa estratégia é pegar uma redação nota 1000, dá uma lida em umas 10 redações e encontrar uma redação que gostou. Depois é só espelhar a sua redação nela”. A professora também trouxe conselhos sobre o que não fazer durante a prova: “Não deve de jeito nenhum escrever sem analisar o tema. Analise o tema e os textos motivadores, pense, faça umas anotações sobre o que vai trabalhar. Isso é planejamento para fazer as ligações: se perguntar qual é o assunto, o que é que vai ser discutido e qual é a opinião. É extremamente necessário”.