×

NOSSO BLOG

21 de Dezembro de 2021

Curso Técnico em Enfermagem do Colégio passa a utilizar a estrutura completa da Faculdade

Compartilhar:


No dia 22 de novembro deste ano, o Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Pio Décimo passou a utilizar, de forma integral, a estrutura completa da Faculdade Pio Décimo, no campus Jabotiana, em Aracaju.  

Com a mudança, os alunos do Curso Técnico, que já se utilizavam eventualmente da estrutura de laboratórios, passaram também a ter aulas na unidade, um local que já atende a todas as necessidades de suporte à graduação superior de Enfermagem e agora passam a servir também ao ensino técnico, possibilitando uma vivência prática semelhante ao que será encontrado no mercado de trabalho.   

Outro diferencial do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Pio Décimo, além das aulas práticas nos laboratórios, bem equipados, de Anatomia, Microbiologia, Biossegurança e Semiotécnica e de UTI e Centro Cirúrgico, é a disciplina Home Care, presente na estrutura curricular do Curso. Home Care, ou atendimento domiciliar, é o atendimento médico ou de apoio prestado por um cuidador profissional em sua própria casa, onde o paciente ou cliente está morando, ao contrário do atendimento prestado em acomodações em grupo, como em clínicas ou hospitais.  

De acordo com o enfermeiro e professor da disciplina Home Care do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Pio Décimo, Victor Neves, a disciplina fornece aos alunos conhecimentos necessários para que eles possam atuar no atendimento domiciliar cuidando dos clientes enfermos de diferentes perfis clínicos. Além disso, os alunos desenvolvem um olhar diferenciado na assistência voltado à qualidade, humanização e segurança do paciente. 

“Devido ao atual perfil epidemiológico, a assistência domiciliar tem obtido um crescimento exponencial e tem demonstrado grandes pontos positivos na linha de cuidado. Dessa maneira, ter na formação a disciplina Home Care é uma necessidade para um excelente desenvolvimento do aluno nessa alternativa de cuidado, facilidade na inserção no mercado de trabalho e no processo de cuidado do paciente em atendimento domiciliar”, afirma o professor.  

Para a enfermeira especialista em urgência e emergência e coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do CPD, Juliana Silva, o Curso tem o objetivo de preparar profissionais para atuar na área de saúde, especialmente com as novas mudanças decorrentes da pandemia.  

 

Organização Curricular  

A Organização Curricular do Curso Técnico em Enfermagem foi elaborada cumprindo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde, no qual prevê uma carga horária mínima de 1.200 horas, entre teoria e prática, sendo acrescida a carga horária de 600 horas de estágio curricular obrigatório e supervisionado, dentro de um novo modelo de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com matriz curricular centrada de conceito de competência.  

O Curso está estruturado em 3 módulos e uma Especialização Profissional Técnica em Enfermagem do Trabalho com duração mínima de 2 anos. O aluno que concluir os módulos I e II e mais 400 horas de estágio curricular supervisionado receberá o Certificado de Qualificação Profissional Técnica em Auxiliar de Enfermagem. Já o aluno que concluir os três módulos e mais o estágio profissional receberá o Diploma de Técnico em Enfermagem, desde que tenha concluído o Ensino Médio.  

 

Cursos Técnicos no Colégio Pio Décimo  

Além do Curso Técnico em Enfermagem, o Colégio Pio Décimo oferta, também, os Cursos Técnicos em Informática, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Eletrotécnica e Redes de Computadores.   

Para a coordenadora dos Cursos Técnicos do Colégio Pio Décimo, Edna Sobral, os alunos do Colégio Pio Décimo garantem uma formação técnica completa para as exigências feitas pelo mercado de trabalho, fazendo com que esses profissionais tenham uma absorção mais rápida no mercado.  

Além dos laboratórios, onde os alunos aprendem na prática o que é ensinado na teoria, “todos os cursos técnicos do Colégio Pio Décimo são bem preparados, organizados e atualizados, diante do Conselho Estadual de Educação.”