×

NOSSO BLOG

10 de Novembro de 2021

Curso técnico em Enfermagem realiza ação sobre Outubro Rosa e Novembro Azul

Compartilhar:

Ontem (9), foi realizada no Colégio Pio Décimo uma ação do Curso Técnico em Enfermagem referente ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, campanhas de conscientização sobre algumas das maiores causas de mortes em mulheres e em homens, o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente.  

Durante o evento, foi demonstrado às alunas do Colégio Pio Décimo como realizar o autoexame de mama - técnica de prevenção usada na tentativa de identificar estágios iniciais da doença, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele e retrações.  

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres devido ao toque nas mamas. Quando o câncer de mama é diagnosticado no início, o tratamento tem maior potencial curativo. De forma rara, o câncer de mama também acomete homens. 

Para conscientizar os alunos sobre o câncer de próstata, foi ressaltada a importância da realização de exames preventivos, já que a doença é a segunda maior causadora de mortes entre os homens. 

As técnicas em enfermagem aproveitaram o momento, também, para realizar aferição de pressão e verificação de glicemia dos alunos e funcionários do Colégio Pio Décimo, dando visibilidade a hábitos saudáveis como forma de prevenir doenças diversas.

O curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pio Décimo também esteve presente na ação, através da coordenadora do curso, Patrícia Kobayashi.