×

NOSSO BLOG

30 de Dezembro de 2021

NOVO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO PIO DÉCIMO

Compartilhar:

O Novo Ensino Médio no Colégio Pio Décimo vai proporcionar ao aluno a sua estruturação pessoal, para que, no futuro, possa fazer escolhas de forma consciente.  

A implantação do Novo Ensino Médio, no Colégio, acontecerá de forma gradativa. Em 2022, apenas a 1ª série do Ensino Médio fará parte dessa implementação. Já em 2023, as 1ª e 2ª séries cursarão o Novo Ensino Médio. E em 2024, todo o Ensino Médio do Colégio vai estar com o Novo Ensino Médio implementado.  

O Novo Ensino Médio é divido em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os alunos e alunas, e os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo.   

Os Itinerários Formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio.  

Em 2022, o Colégio Pio Décimo vai ofertar dois itinerários: o Itinerário 1 – Sociedade, Cultura e Comunicação, e o Itinerário 2 – Empreendedorismo e Sociedade em movimento.  

No Itinerário 1, vão ser trabalhados os seguintes eixos estruturantes: processos criativos, mediação e intervenção sociocultural. Nesse itinerário vão ser aprofundadas as áreas de conhecimento de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas e matemática.  

Já no Itinerário 2, os eixos estruturantes trabalhados serão: empreendedorismo, mediação e intervenção sociocultural e investigação cientifica. As áreas do conhecimento trabalhadas nesse itinerário serão linguagens, ciências da natureza e matemática.  

Vale destacar que em ambos os itinerários vão ser trabalhadas questões relacionadas a inteligência emocional, empreendedorismo e projeto de vida.