NOSSO BLOG

04 de Maio de 2021

Regulamento Geral - Desafio Pio Décimo

1 - Regulamento

Para que o Desafio Pio Décimo aconteça serão seguidas as seguintes orientações:

1º. Poderão participar do Desafio Pio Décimo os alunos:
Ensino Fundamental Anos Finais – 6º, 7º, 8º e 9º ano.
Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª séries.

As equipes serão formadas por alunos da mesma série e turma, com exceção da 3ª série do Ensino Médio, que será dividida em duas.

2º Todos os desafios deverão ser normalizados a partir das regras sugeridas pela coordenação.

3º Em caso de desistência de um dos componentes da equipe, este não será substituído nem poderá participar por outra equipe, estando este sujeito a sanções estabelecidas pela Direção do Colégio.
Cada aluno só poderá participar de uma equipe.

4º As inscrições deverão ser realizadas no período de 22/04/2021 a 08/05/2021                                                                  das 07h às 12h na coordenação de seu nível, sendo que a inscrição é um quilo de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal ou álcool gel 70%.

5º No ato da inscrição a equipe ou o aluno receberá um formulário que deverá ser preenchido de acordo com as normas adotadas.
O aluno somente participará do evento se fizer a inscrição, ficando ciente do que consta no regulamento.

6º Cada equipe, se achar necessário, poderá entrar em contato com pessoas especializadas no assunto escolhido solicitando informações e/ou algum material para realização do trabalho, neste caso os professores ou a própria coordenação. Em caso de dúvidas procure a coordenação.

7º A abertura, demonstração e o encerramento dos desafios seguirão um cronograma anexo a este regulamento.

8º Durante o evento as aulas acontecerão normalmente, de forma quem um não atrapalhará o outro.

9º Os desafios de cada equipe serão avaliados por uma comissão formada pelos professores de cada série.

10º Serão levados em conta os critérios de julgamento como criatividade, originalidade e investigação científica.

11º Fica terminantemente proibida, a vivissecção de animais, de acordo com o Artigo 3º da Lei Federal 6.638/79.

12º Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do evento.

13º O aluno para participar do evento além de se inscrever junto a coordenação de seu nível de ensino precisará obedecer a algumas regras, tais como:

a) Alunos faltosos terão a nota atribuída ao evento reduzida parcialmente de acordo a coordenação de seu nível de ensino.
b) Alunos que descumprirem solicitações e orientações da coordenação de seu nível terá sua nota parcialmente reduzida de acordo com análise da coordenação de seu nível.
c) No final do evento os líderes terão de entregar um relatório das atividades desenvolvidas pela equipe e os participantes que não tiverem desenvolvido nenhuma tarefa do evento não terão nota atribuída, com exceção de gestantes e portadores de necessidades especiais.

2 – Equipe:

O Desafio Pio Décimo: seguirá o cronograma no anexo 1.

2- As equipes participantes deverão ser formadas obtendo o critério de nível e série a que pertencem.

Equipes:

Ensino Fundamental Anos Finais – 6º, 7º, 8º e 9º ano.
Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª séries.

Entre os componentes da equipe, um será o líder e este será responsável pela comunicação do processo de desenvolvimento dos desafios com a coordenação de seu nível.

3 – Temas:

Os desafios desenvolvidos serão voltados a temas já preestabelecidos pela coordenação e a equipe de professores de cada nível de ensino e repassado para os alunos seguindo o cronograma do anexo 1 deste regulamento.

4 – Pontuação:

Este projeto terá uma pontuação agregada de 0,0 (zero) a 3,0 (três) pontos, de acordo com o desenvolvimento do mesmo, e será parte da 2ª unidade.

5 – Tarefas:

Desafio 1:

Experimento cientifico

Elaborar um experimento cientifico caseiro com o auxílio dos professores de Ciências da Natureza (disciplinas de ciências, química, física e biologia), esse experimento deve ser gravado em todo seu processo de execução, enviado para a coordenação, dentro do prazo preestabelecido no cronograma em anexo.
Quantidade de alunos para a tarefa: 05 – 10

Desafio 2:

Movimente-se

Vamos nos movimentar?
Com o auxílio dos professores de educação física vamos criar desafios de movimentos, onde o aluno deve gravar a pratica da atividade e enviar para o professor através do chat do Microsoft Teams.
Quantidade de alunos para a tarefa: 05 – 15

Desafio 3:

QUIZ

A equipe deve responder a um jogo de perguntas e respostas através do aplicativo kahoot, nesse Quiz serão perguntadas curiosidades sobre conhecimentos gerais.

Quantidade de alunos para a tarefa: 06

Desafio 4:

Mural Colaborativo no Padlet

Os alunos devem criar um mural colaborativo no Padlet com o tema Preconceito, onde deve conter as informações mínimas como: conceito e formas. O mural mais criativo será o vencedor.

Quantidade de alunos para a tarefa: no mínimo 10